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Você conhece a plataforma SouGov do governo federal? Essa ferramenta facilita a vida dos servidores públicos federais, ativos, inativos e pensionistas, ao reunir em um único local vários serviços relacionadas à sua vida funcional.
Neste artigo, vamos explicar o que é o SouGov, as suas principais características, como acessá-lo e a lista completa de serviços disponíveis, além de esclarecer as principais dúvidas dos usuários.
O que é e quem pode usar o SouGov?
O SouGov é uma plataforma digital exclusiva para:
Servidores públicos federais ativos.
Servidores públicos federais aposentados e pensionistas.
Empregados públicos de empresas dependentes.
Contratos temporários.
Anistiados políticos que recebem seus vencimentos, proventos, indenizações ou pensões pelo Siape.
Ela foi desenvolvida para centralizar e simplificar o acesso a serviços e informações relacionados à vida funcional desse público.
Diferente do portal gov.br, que abrange serviços voltados à população em geral, o SouGov se dedica especificamente aos servidores, oferecendo soluções para facilitar sua rotina administrativa e financeira.
Entenda melhor as diferenças entre o SouGov e o gov.br abaixo!
Diferenças entre SouGov e gov.br
Embora os nomes sejam semelhantes, o SouGov e o gov.br são plataformas distintas, com objetivos e funcionalidades específicos.
O gov.br é um portal amplo que centraliza uma diversidade de serviços para os cidadãos como um tudo, abrangendo áreas como o CadÚnico, Receita Federal, FGTS, Previdência Social, Desenrola Brasil, entre outros.
Seu propósito é facilitar o acesso do cidadão a esses serviços, agilizando sua interação com o governo federal.
Já o SouGov é voltado exclusivamente para os servidores públicos federais, ativos, inativos e pensionistas. Ele oferece informações e serviços relacionados à gestão de pessoas, como contracheque, férias, consignações, saúde ocupacional e muito mais.
Como acessar a plataforma?
Para acessar os serviços do SouGov, é necessário que o servidor público federal tenha uma conta de acesso no portal gov.br. O processo de cadastro é simples, basta:
Acessar o endereço eletrônico do governo digital (gov.br);
Clicar na opção “Criar conta gov.br”.
Em seguida, o usuário deve fornecer as informações solicitadas no formulário de cadastro, como nome, CPF, data de nascimento, entre outros dados pessoais.
Após se cadastrar, use o mesmo login e senha para entrar no SouGov pelo aplicativo ou pelo site.
Acesso ao SouGov pelo aplicativo ou site
O SouGov está disponível em duas versões: aplicativo móvel e plataforma web. Siga o passo a passo para acessá-la:
Baixe o aplicativo SouGov no seu celular
Faça o login utilizando as credenciais da sua conta gov.br.
Além do aplicativo, o SouGov pode ser acessado pelos navegadores de internet como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari. Para utilizar essa opção, é só clicar no link https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/.
Lista completa de serviços do SouGov
O SouGov oferece serviços que abrangem desde informações financeiras e trabalhistas até solicitações de benefícios e acompanhamento da vida funcional dos servidores públicos federais.
Confira a seguir a lista completa de serviços disponíveis:
Para servidores ativos
Autorização de acesso à Declaração do IRPF.
Avaliação de Desempenho (Consulta de Resultados).
Cadastro/alteração de Dados Bancários
Carteira Funcional
Carteira Funcional Especial
Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF).
Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário).
Comprovante de Rendimentos.
Consulta a Afastamentos.
Consulta a Dados Funcionais.
Consulta aos Dados Pessoais.
Consulta ao Comprovante de Pensão Alimentícia.
Consulta de Dependentes.
Consulta de Dossiê Consolidado.
Consulta de Ficha Financeira Anual.
Consulta de Licença Incentivada.
Consulta de Redução de Jornada de Trabalho.
Consulta a Situação da Validação Cadastral.
Contracheque (Resumo do último Contracheque e Detalhamento do Contracheque).
Currículo e Oportunidades.
Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor).
Ficha Financeira Anual.
Localização de Unidade de Gestão de Pessoas.
Personalização da Home.
Prévia de Contracheque.
Prévia de 13º Salário.
Segurança (Configurar Biometria; Autorização do Dispositivo; Deslogar e Descadastrar Dispositivos das sessões ativas e o alerta de login ao acessar um dispositivo).
Termo de Uso (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e Política de Privacidade.
Para líderes
Acompanhamento das solicitações de autorização da ficha de frequência.
Acompanhamento de férias da equipe.
Acompanhamento diário da frequência.
Acompanhamento da ficha de frequência.
Consulta da área do servidor.
Consulta de situação da validação cadastral.
Consulta de configurações gerais da ficha de frequência.
Gerenciamento da equipe.
Inclusão/Aprovação de ocorrências da ficha de frequência.
Inclusão/Alteração de Registro de Ponto.
Homologação da ficha de frequência.
Homologação de férias da equipe.
Resumo da Disponibilidade da Equipe.
Situação de Validação Cadastral do Líder.
Solicitação de correção dos integrantes da equipe.
Para aposentados, pensionistas e Anistiados Políticos Civis
Autorização de acesso à Declaração do IRPF.
Cadastro/alteração de dados bancários.
Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF).
Consulta a Dados dos Beneficiários de Pensão.
Assistente Virtual – Sol (atendimento ao usuário).
Comprovante de rendimentos.
Consulta a Inconsistências Cadastrais.
Consulta de Ficha Financeira Anual.
Contracheque.
Dados Pessoais (poderão ser alterados pelo servidor).
Declaração de Aposentadoria.
Declaração de Fundamento Legal de Aposentadoria.
Localização de unidade de gestão de pessoas.
Prévia de 13º Salário.
Prévia de Contracheque.
Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização).
Segurança (Deslogar e Descadastrar Dispositivos das sessões ativas e o alerta de login ao acessar um dispositivo).
Termo de Uso (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) e Política de Privacidade.
Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação.
Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado.
Consulta a extrato de consignações ativas ou encerradas.
Férias
Consulta de programação de férias.
Programação de férias.
Alteração de programação de férias.
Frequência (ativos)
Consulta da Ficha de Frequência.
Registro de Ponto.
Informação de ocorrência na Ficha de Frequência.
Consulta de Autorizações.
Consulta a banco de horas, horas comuns, entre outras.
Minha Previdência (Ativos)
Adesão à Funpresp.
Consulta de Solicitações (Adesão e/ou Migração).
Inclusão/Alteração Rubricas na base de cálculo.
Opção de Migração para o Regime de Previdência Complementar.
Minha Saúde (Ativos)
Consulta de Atestado de Saúde.
Inclusão/ Alteração/Exclusão de Atestado de Saúde.
Consulta de Perícias.
Agendamento de Perícias.
Reconsideração e Recurso de Perícia.
Exame Médico Periódico.
Promoção à Saúde (Inscrição/Acompanhamento/Cancelamento e Reativação).
Saúde Suplementar
Assistência à Saúde Suplementar – Contrato/Convênio.
Assistência à Saúde Suplementar – Ressarcimento.
Comprovação de Quitação – por CNPJ.
Solicitações
Abono de Permanência.
Ajuda de Custo.
Alteração de Dados Bancários (Conta de Recebimento de Salário e Conta para outros recebimentos).
Atualização Renda Extra Siape.
Auxílio-alimentação e refeição (Consulta/Solicitação/Encerramento).
Auxílio-funeral.
Auxílio Natalidade – Pai.
Auxílio-transporte.
Averbação do Tempo de Contribuição.
Cadastro de Dependentes (Visualização/Edição e Cadastro).
Certificado Digital.
Comprovante de Rendimento Extra Siape (encaminhamento).
Consulta/Envio/Correção das Minhas Solicitações.
Informação de Afastamentos.
Licença para Capacitação.
Licenças Gestante.
Licença Gestante antes do parto.
Licença por Natimorto.
Licença Paternidade.
Licença Adotante.
Opção de Função (funções comissionadas).
Pagamento de Substituição.
Solicitação de Declarações.
Outros Serviços
Notificação de celebração de aniversário.
Notificação de celebração de anos de serviço público.
Notificação do Dia Internacional da Mulher.
Principais dúvidas sobre o SouGov
Como acessar o contracheque no SouGov?
Para acessar o contracheque pelo SouGov, o servidor público federal deve:
Após realizar o login, localizar a opção “Consulta Contracheque” no menu de autoatendimento.
Selecionar o mês desejado para visualizar as informações do contracheque.
O documento poderá ser baixado e salvo no dispositivo do usuário, caso necessário.
Dessa forma, o servidor terá acesso rápido e simplificado ao seu contracheque, podendo consultar os detalhes de sua remuneração e demais informações financeiras relacionadas à sua vida funcional.
O que fazer se a conta SouGov estiver bloqueada?
Se a sua conta do SouGov estiver bloqueada, entre em contato com a unidade gestora de pessoas do seu órgão para solicitar o desbloqueio da conta. Para encontrar as informações da sua unidade, acesse o aplicativo ou site.
Situações de bloqueio da conta estão geralmente relacionadas a tentativas de acesso inválidas (erros na senha), suspeita de fraude ou problemas técnicos no sistema. É importante seguir as orientações fornecidas pela equipe responsável para resolver o problema de forma rápida e segura.
Todos os servidores públicos podem ter cadastro?
Não. O acesso ao SouGov é restrito apenas aos servidores públicos federais, ativos ou inativos. Ou seja, os servidores estaduais ou municipais não têm acesso.
Pensionistas SIAPE podem acessar o SouGov?
Sim, pensionistas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) também têm direito a utilizar o SouGov, desde que recebam seus proventos, indenizações ou pensões por meio desse sistema.
O que fazer se o aplicativo não estiver funcionando?
Caso o aplicativo SouGov apresente instabilidades ou fique indisponível, a primeira dica é aguardar alguns minutos e tentar novamente o acesso. Problemas de conexão, grande volume de usuários simultâneos ou manutenções programadas podem causar momentos de indisponibilidade.
Se o problema persistir, entre em contato com o departamento de recursos humanos do seu órgão de vínculo. Eles poderão fornecer orientações sobre como solucionar o problema.
O aplicativo é gratuito?
Sim, o aplicativo móvel do SouGov é totalmente gratuito. Não há nenhum custo ou assinatura associada ao download e utilização dessa ferramenta digital.
Como atualizar o aplicativo?
Para manter o aplicativo SouGov atualizado, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e verificar se há alguma versão mais recente disponível. Geralmente, o próprio aplicativo notifica o usuário quando uma atualização está disponível.
Como consultar o extrato de consignações no SouGov?
Para consultar o extrato de consignações no SouGov, o servidor público federal deve seguir estes passos:
Após acessar a plataforma, localizar a opção “Consignação” no menu de autoatendimento.
Escolher entre “Extrato de Consignações Ativadas” ou “Extrato de Consignações Encerradas”, conforme a informação desejada.
Selecionar o nome da consignatária para visualizar os contratos consignados ativos ou encerrados.
Dessa maneira, o usuário poderá consultar detalhadamente os descontos realizados em sua remuneração, facilitando o acompanhamento de suas obrigações financeiras.
Como tirar a ficha financeira no SouGov?
O SouGov centraliza diversas informações financeiras da vida funcional do servidor público federal. Para obter a ficha financeira, o usuário deve:
Acessar a plataforma e localizar a opção “Ficha Financeira Anual” no menu de autoatendimento.
Selecionar o período desejado para visualizar os dados financeiros detalhados.
O documento poderá ser baixado e salvo para consulta posterior.
Como acessar o antigo SIGEPE pelo SouGov?
O sistema SIGEPE (Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos) foi substituído pelo SouGov. Portanto, todas as funcionalidades e serviços anteriormente disponíveis no SIGEPE foram migrados e integrados à nova plataforma.
Para acessar os mesmos tipos de informações e serviços que estavam no SIGEPE, use a conta gov.br para realizar o login no SouGov. Dessa forma, encontrará todos os recursos relacionados à sua vida funcional, sem a necessidade de utilizar o sistema antigo. Gostou do conteúdo? Leia também: como funciona a aposentadoria complementar do servidor público federal?