A perícia médica é um procedimento comum do INSS, mas pode gerar dúvidas.
Nem sempre o agendamento inicial da perícia ocorre conforme o planejado, exigindo que o segurado precise remarcar este procedimento.
Neste artigo, vamos explicar sobre a perícia médica e o que fazer caso precise remarcá-la. Boa leitura!
Caso o segurado precise remarcar a perícia médica no INSS, o processo pode ser realizado de forma simples pela internet. Veja as etapas a seguir:
O primeiro passo é acessar o aplicativo ou o site do Meu INSS (meu.inss.gov.br), que é o principal canal digital do INSS para interação com os segurados.
Após acessar o Meu INSS, é necessário informar seus dados de login, como CPF e senha, para autenticar sua identidade e acessar sua conta.
Localize a aba de “Benefícios” e selecione a opção “Auxílio-Doença”.
Selecione a opção “Perícia” e, em seguida, selecione a opção “Remarcar Perícia”.
Nesta etapa, você deverá informar o número do documento que comprova sua solicitação de benefício. Pode ser o número do requerimento ou da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Agora é só selecionar uma nova data, horário e local para a realização da perícia médica, conforme a disponibilidade de agendamento.
Revise as informações do novo agendamento e, se estiver tudo correto, confirme o reagendamento da perícia médica no INSS.
O telefone para remarcar a perícia média é o 135, da Central de Atendimento do INSS. Será necessário informar o CPF do segurado e outras informações na ligação, por isso, tenha os documentos em mãos.
Usar o telefone é uma alternativa para quem não está conseguindo remarcar a perícia pela internet! Muitas vezes, o aplicativo do Meu INSS pode ficar fora do ar e impedir a conclusão do processo.
Se não for possível comparecer no dia e horários agendados, você tem um prazo de até 7 dias para reagendar uma nova data. Isso pode ser feito uma única vez.
Lembrando que se você faltar na perícia e não reagendar dentro do prazo, ficará impedido de solicitar o benefício por incapacidade temporária por 30 dias.
Caso o segurado não tenha comparecido à perícia médica previamente agendada, ele deve apresentar uma justificativa plausível e documentada para a remarcação, a fim de evitar o indeferimento do pedido.
Para a realização da perícia médica no INSS, o segurado deve levar os documentos que comprovam sua condição de saúde e elegibilidade para o benefício solicitado.
A apresentação desses documentos é fundamental para que o perito médico do INSS possa avaliar a situação de saúde do segurado e liberar o benefício solicitado.
Após a realização da perícia médica, o INSS tem um prazo de até 45 dias para analisar o pedido do benefício e emitir uma resposta ao segurado.
Essa resposta pode ser a concessão, a negação ou a solicitação de informações adicionais.
Sim! A remarcação da perícia médica pode atrasar o processo de concessão do benefício, uma vez que o INSS precisa esperar a realização da nova perícia para dar continuidade à análise do pedido.
Leia mais: por que o INSS não depositou meu benefício?
Motivos comuns para remarcar a perícia médica
Diversas situações podem levar o segurado a precisar remarcar a perícia médica agendada inicialmente no INSS. Alguns dos motivos mais comuns incluem:
Muitas vezes, o segurado pode ter um compromisso previamente agendado no dia e horário da perícia médica, como consultas médicas, exames ou obrigações profissionais.
Nesses casos, é necessário remarcar a perícia para uma data e horário que sejam mais convenientes.
Em algumas situações, o próprio estado de saúde do segurado pode impedi-lo de comparecer à perícia médica na data agendada.
Problemas de saúde, sejam eles relacionados à condição que motivou o pedido do benefício ou outras questões médicas, podem tornar necessária a remarcação da perícia.
Dependendo da localização da agência do INSS onde a perícia médica foi agendada, o segurado pode enfrentar dificuldades de deslocamento, seja por falta de transporte, distância geográfica ou mesmo condições climáticas adversas.
Nesses casos, a remarcação pode ser necessária para um local mais acessível.
Eventualmente, o segurado pode simplesmente esquecer da data agendada ou não conseguir comparecer por algum motivo inesperado. Nessas situações, a remarcação da perícia se torna imprescindível para dar continuidade ao processo de solicitação do benefício.
Ao estar ciente desses prazos e considerações, o segurado poderá se planejar adequadamente e tomar as medidas necessárias para garantir que o processo de remarcação da perícia médica no INSS ocorra de forma eficiente e sem maiores atrasos.
Gostou do nosso artigo? Leia também: Atestmed INSS, como receber o auxílio-doença sem perícia.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042