A pensão por morte para filhos é um benefício garantido pelo INSS aos dependentes de um trabalhador que faleceu ou teve sua morte presumida, por exemplo, nos casos de desaparecimento.
Este auxílio se destina a amparar financeiramente quem dependia economicamente do segurado, garantindo suporte em um momento de grande dificuldade e perda.
Entenda mais sobre até que idade os filhos têm direito a receber a pensão por morte no artigo a seguir.
A pensão por morte destinada aos filhos é temporária e cessa automaticamente quando o filho atinge os 21 anos, desde que ele não seja casado ou emancipado.
No entanto, em casos de deficiência física, mental ou doença grave, o benefício pode ser estendido após essa idade.
Embora a idade limite para o recebimento da pensão por morte para filhos seja de 21 anos, existem exceções que permitem a extensão do benefício. Confira abaixo:
Essas condições especiais são muito importantes para que a pensão por morte cumpra seu papel de dar assistência contínua, especialmente em casos onde os filhos ainda dependem do auxílio para seu sustento e desenvolvimento pessoal.
Entenda mais sobre quem tem direito à pensão por morte!
A pensão por morte para filhos corresponde a 50% do valor da pensão que o pai falecido recebia, acrescido de 10% por cada dependente. Porém, não pode ultrapassar o limite de 100%.
Além disso, o valor recebido na pensão não pode ser inferior ao salário mínimo.
Leia também: “União Estável e Pensão por Morte: Entenda seus Direitos”!
Para solicitar a pensão por morte para filhos no Brasil, é possível utilizar o site ou aplicativo “Meu INSS”. O procedimento é online, facilitando o acesso e a comodidade dos solicitantes.
Abaixo estão os passos detalhados para realizar essa solicitação:
Saiba se quem recebe pensão por morte pode se aposentar!
Perguntas frequentes
Para filhos biológicos, adotados ou irmãos do falecido, o benefício de pensão por morte é concedido até que atinjam 21 anos.
Contudo, caso o dependente seja inválido ou tenha alguma deficiência reconhecida antes dos 21 anos ou antes da emancipação, o benefício pode ser estendido.
A pensão por morte para filhos se encerra, automaticamente, aos 21 anos. A exceção é quando o filho tem alguma deficiência ou invalidez.
A pensão por morte para filhos se encerra aos 21 anos. Atualmente não há possibilidade de estender o benefício até os 24 anos, mesmo que os filhos estejam na faculdade.
Sobre as regras atuais, a pensão por morte consiste na cota familiar de 50% do valor da aposentadoria, incluindo a aposentadoria por invalidez, que o segurado falecido recebia, acrescido de 10% por cada dependente, até o máximo de 100%.
Antes da reforma previdenciária, a pensão por morte era equivalente a 100% do benefício do segurado falecido.
Filhos, bem como cônjuges, pais e irmãos, têm direito à pensão por morte se forem dependentes de segurados ou aposentados do INSS que venham a falecer.
A compreensão das regras e procedimentos para solicitação da pensão por morte é muito importante, afinal, seu objetivo é amparar aqueles em momento de vulnerabilidade.
A legislação brasileira estabelece critérios claros sobre a idade máxima permitida, além da elegibilidade e a documentação necessária. O processo de solicitação é acessível, sendo feito pela internet.
As exceções à regra de idade máxima de 21 anos destacam a flexibilidade e sensibilidade do sistema previdenciário em atender às diversas necessidades dos beneficiários.
Acompanhe todas as novidades do Banco Mercantil! Siga-nos no Facebook, YouTube, Instagram e LinkedIn.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042