Blog

Entender as opções disponíveis para o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode fazer diferença no seu planejamento financeiro. 

Entre as modalidades mais discutidas estão o saque-aniversário e o saque extraordinário. Mas você sabe exatamente quais são as diferenças entre eles? No artigo de hoje vamos explicar, boa leitura! 

1. O que é saque-aniversário e saque-extraordinário?

O saque-aniversário é opcional e permite sacar anualmente parte do saldo do FGTS. O pagamento é feito no mês de aniversário do trabalhador.

Já o saque extraordinário é uma medida emergencial e temporária, autorizada somente em crises ou calamidades declaradas pelo governo. Por exemplo, durante a pandemia da COVID-19 foram liberados saques emergenciais. 

2. Periodicidade de pagamento

  • Saque-aniversário: anual, no mês de aniversário do trabalhador.
  • Saque extraordinário: liberação pontual e esporádica, conforme autorização do governo. Não é um direito recorrente.

3. Condições para saque

A adesão ao saque-aniversário do FGTS é voluntária e deve ser sinalizada pelo trabalhador, diretamente no Aplicativo do FGTS. Por outro lado, o saque-extraordinário é autorizado por Medida Provisória (MP) ou lei específica do governo federal.

Leia também: como solicitar o saque calamidade do FGTS?

4. Valor liberado

O valor liberado no saque-aniversário varia conforme o saldo disponível nas suas contas. O pagamento considera um percentual do saldo disponível em todas as contas do FGTS, mais uma parcela adicional.

O saque extraordinário tem um valor fixo, limitado por trabalhador. Por exemplo:

  • Em 2020 cada trabalhador conseguiu sacar R$ 1.045
  • Em 2022 foram liberados saques de R$ 1.000.

5. Impacto na rescisão

Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Mantém-se o direito à multa rescisória de 40%.

Por outro lado, o saque-extraordinário não interfere no direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

6. Objetivo

  • Saque-aniversário: oferecer acesso à parte do FGTS para uso livre do trabalhador, seja para complementar renda, investir, quitar dívidas, etc.
  • Saque extraordinário: injetar recursos na economia em momentos de dificuldade, auxiliando os trabalhadores em situações emergenciais.

7. Como solicitar 

O saque-aniversário deve ser solicitado pelo próprio trabalhador. É só acessar o Aplicativo do FGTS ou ir até uma agência da Caixa Econômica Federal.

O saque extraordinário costuma ser depositado automaticamente na conta do CAIXA. Ou seja, você não precisa solicitar. 

Qual vale mais a pena: saque-aniversário ou saque-extraordinário do FGTS?

Ambas as modalidades têm suas vantagens, dependendo das necessidades individuais do trabalhador. Enquanto o saque-aniversário oferece uma flexibilidade anual, o saque extraordinário serve como um recurso emergencial.

Precisa antecipar os valores do FGTS? Entenda como funciona a antecipação do saque-aniversário e suas vantagens! 

Redação Mercantil 229 artigos publicados

Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

Compartilhar
Navegue pelo sumário
    Navegue pelo sumário

      Também pode te interessar

      FGTS
      FGTS Produtos
      FGTS Produtos
      FGTS
      FGTS
      FGTS Produtos
      Simular empréstimo

      Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
      Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042