Imagine que você recebe uma mensagem no celular falando de um investimento incrível, com lucros rápidos e garantidos, e a única coisa que você precisa fazer é enviar um PIX para a chave indicada.
Parece bom demais para ser verdade, né? Pois é, provavelmente é um golpe! Veja como a fraude funciona e como você pode se proteger. Boa leitura!
Os golpistas enviam mensagens por WhatsApp, em redes sociais como o Instagram, ou por e-mail, com ofertas de investimentos “imperdíveis”. Eles prometem lucros rápidos e fáceis, e te pressionam para enviar o dinheiro antes que a “oportunidade” acabe.
Imagem: G1
Esse golpe também pode acontecer em perfis hackeados. O golpista se passa pelo dono da conta e publica conteúdos falsos para convencer mais pessoas:
Imagem: CVN
Entre as fraudes aplicados, o “PIX Multiplicador” é muito conhecido. A pessoa vai informar que é possível multiplicar seu dinheiro sem esforço: basta você fazer uma transferência, por exemplo, de R$ 50, para receber de volta R$ 500 — como em um esquema de pirâmide.
É importante sempre estar atento às ofertas que são “imperdíveis”, como o golpe do PIX Multiplicador. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é um golpe.
Invista com segurança e proteja seu dinheiro! Confira essa lista com 6 investimentos seguros e isentos de imposto de renda.
Compartilhe essa informação com seus amigos e familiares para evitar que mais pessoas caiam nesse golpe.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042