O Pix se tornou uma forma de pagamento muito popular. Rápido, prático e seguro, ele facilita a transferência de dinheiro entre pessoas e empresas, a qualquer hora do dia.
Mas, com o aumento do uso, também surgiram os golpes do Pix, que têm enganado muitas pessoas.
Neste artigo, vamos te mostrar os 5 golpes mais comuns e como você pode se proteger.
Nesse golpe, o criminoso se passa por um funcionário do banco e liga para você dizendo que houve um problema na sua conta bancária ou que é necessário atualizar algum dado pessoal.
Durante a conversa, é solicitado que você faça uma transferência via Pix para “resolver o problema”.
Alguns golpistas usam QR codes falsos para enganar as pessoas. Eles podem enviar códigos falsos por e-mail, redes sociais ou até os colar em lugares públicos. Quando a pessoa escaneia o código, acaba transferindo dinheiro para a conta do golpista.
Fez ou recebeu Pix errado? Saiba como resolver!
Um dos golpes mais comuns é a clonagem do WhatsApp. O golpista invade a conta da pessoa e envia mensagens para os contatos pedindo dinheiro por Pix, geralmente dizendo que é uma “emergência”.
Esse golpe acontece quando o golpista cria um site falso ou um anúncio em redes sociais para vender produtos a preços baixos. Quando a vítima faz o pagamento via Pix, o produto nunca é entregue.
Neste golpe, você recebe uma mensagem informando que ganhou um prêmio ou sorteio, mas para receber é preciso pagar uma taxa via Pix. O golpista usa esse método para enganar as pessoas e pegar o dinheiro.
Desde o lançamento em novembro de 2020, o uso do Pix cresceu rapidamente. Segundo o Banco Central, mais de 122 milhões de brasileiros já usam o sistema para pagar e fazer transferências de dinheiro. Com essa popularidade, infelizmente, também cresceu o número de golpes.
Por exemplo, apenas no primeiro semestre de 2023, o número de golpes envolvendo Pix registrados em Boletins de Ocorrência aumentou em 45% comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
O golpe do Pix é uma realidade que exige atenção e cuidado. Sabendo identificar os sinais mais comuns e tomando medidas simples, como ativar a verificação em duas etapas para seus aplicativos e confirmar os dados antes de transferir dinheiro, você pode usar o Pix de forma segura.
Para mais informações sobre como proteger suas finanças e evitar fraudes, leia os artigos abaixo:
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042