Blog

    O FGTS é um direito trabalhista conquistado e está previsto pela lei brasileira desde a década de 60. Esse benefício foi criado para proteger quem for acometido por uma demissão sem justa causa, oferecendo uma reserva de dinheiro para cobrir suas despesas temporariamente.

    Hoje, o FGTS tem outras funções, como auxiliar a renda mensal por meio do Saque Aniversário. A reserva também pode ser sacada após dar entrada na aposentadoria ou como parte do financiamento da sua casa própria. 

    O empregador é quem paga o FGTS. Essa reserva fica retida na Caixa Econômica Federal até o momento em que seja possível fazer o saque. Esse benefício é inclusivo e está disponível para toda a população trabalhadora. 

    Aposentado por invalidez pode trabalhar?

    No caso dos aposentados, a lei diz que eles podem trabalhar com registro em carteira, a não ser que seja uma aposentadoria por invalidez. Porém, surge o questionamento: o aposentado tem direito ao FGTS

    Para responder essa pergunta, precisamos estudar a CLT e analisar caso por caso. Continue lendo para descobrir a resposta para essa e outras perguntas aqui no Banco Mercantil. 

    • Todo aposentado tem direito ao FGTS?
    • Como sacar o FGTS quando você se aposentar?
    • Como antecipar o saque do FGTS?

    Todo aposentado tem direito ao FGTS?

    Sim, todo aposentado tem direito ao FGTS. Quando você se aposentar, o INSS vai emitir um documento chamado Certidão de Concessão de Aposentadoria. Com essa guia em mãos, você já pode solicitar a retirada integral do seu FGTS e do PIS.

    Isso significa que em cada lugar onde você trabalhou ao longo da vida, uma conta de FGTS foi criada. Após a aposentadoria, você pode sacar o valor de todas elas, não importando como você se desligou da empresa. Importante lembrar que aposentados por invalidez também têm direito ao benefício.

    Como sacar o FGTS quando você se aposentar?

    Para sacar o FGTS ao aposentar, você precisa ir a alguma agência da Caixa Econômica Federal e levar alguns documentos necessários

    • A Carta de Concessão da Aposentadoria que você recebeu do INSS;
    • Documento de identidade com foto, como a carteira de motorista ou o RG;
    • Número do PIS ou PASEP;
    • Sua carteira de trabalho;
    • Termo de rescisão do último contrato de trabalho, se houver. 

    Você também pode transferir os valores para outra conta de sua preferência através do aplicativo do FGTS. Esse sistema libera o valor automaticamente assim que você formalizar a sua aposentadoria. 

    Embora o FGTS seja um direito de todos, existem algumas diferenças para cada modelo de aposentadoria dependendo do seu contexto. Conheça algumas delas! 

    Me aposentei e parei de trabalhar

    Esse é o caso mais comum entre os aposentados. Se você recebeu a confirmação da sua aposentadoria e não pretende mais continuar trabalhando, o procedimento é simples. Basta levar os documentos mencionados neste artigo até uma agência da Caixa ou solicitar o FGTS online, pelo aplicativo. 

    Porém, essa não é a realidade de todos os aposentados. Alguns precisam continuar trabalhando para complementar a renda da sua aposentadoria. Isso é perfeitamente legal e possível, a única diferença é que o saque do FGTS recebe algumas regras especiais. 

    As regras mudam se o aposentado continuar trabalhando na mesma empresa ou se ele mudar de empresa. Confira! 

    Me aposentei, mas sigo trabalhando na empresa

    Se o aposentado continuar trabalhando na mesma empresa, o saque do seu fundo de garantia pode ser feito mensalmente. Basta acessar o aplicativo do FGTS e indicar uma conta para a transferência dos valores. Não é necessário ir até uma agência bancária para fazer essa transação.

    Isso significa, em termos práticos, que o FGTS deixa de ser uma reserva obrigatória. O aposentado pode solicitar que esse valor seja liberado a cada novo depósito. Assim, os aposentados ganham um poder aquisitivo maior para viver a melhor idade. 

    Me aposentei e agora trabalho em outra empresa

    Existem alguns casos de aposentados que mudam de empresa após solicitar sua aposentadoria. Essa é uma solução para explorar novas oportunidades de emprego e cultivar novas experiências. 

    Ao optar por mudar de empresa, o aposentado continua recebendo o depósito mensal do FGTS feito pelo seu empregador. Porém, ele não terá o benefício de  recolher os valores mensalmente. 

    Para ter acesso ao dinheiro, o aposentado terá que aguardar a rescisão do novo contrato ou optar por outras formas de acesso ao fundo, como o financiamento de um imóvel, por exemplo.  

    Aposentado tem direito a multa de 40% do FGTS?

    Sim, trabalhadores aposentados tem direito à multa de 40% sobre o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em caso de demissão sem justa causa. Essa regra se aplica a todos os trabalhadores, independentemente da idade ou do motivo da aposentadoria.

    A multa de 40% é uma compensação financeira paga pela empresa empregadora que demite sem justa causa. Isso significa que, se uma pessoa for demitida nessas condições, terá direito a essa multa sobre o saldo total do FGTS que foi acumulado durante o tempo de trabalho.

    Em resumo, passam a valer as mesmas regras de utilização do FGTS aplicadas aos outros trabalhadores que ainda não se aposentaram. 

    Aposentado pode fazer Saque-Aniversário FGTS?

    Como antecipar o saque do FGTS
    Como antecipar o saque FGTS

    Sim. O Saque-Aniversário do FGTS está disponível para todas as pessoas que possuem saldo no FGTS, inclusive pessoas aposentadas.

    Surgindo como alternativa ao Saque-Rescisão, o governo federal criou o Saque-Aniversário. A nova modalidade é uma forma de resgatar o seu FGTS anualmente, sempre no mês do seu aniversário. 

    Assim, você pode ter acesso ao seu fundo em momentos de aperto ou para concretizar sonhos e objetivos. Porém, nem sempre nossos sonhos podem esperar o ano seguinte. 

    Por isso, no Banco Mercantil, você pode antecipar até 10 parcelas do seu FGTS com a menor taxa do mercado através do Saque-Aniversário Mercantil a partir de 1,49% a.m*. O dinheiro chega a você sem burocracia e sem estresse. 

    O diferencial do Mercantil está em quatro itens valiosos:

    1. O procedimento é rápido: o dinheiro cai na sua conta em até 1 hora;
    2. É fácil: basta um contato direto com a gente pelo WhatsApp;
    3. É seguro: o Banco Mercantil tem uma reputação de 79 anos no mercado nacional;
    4. É para todos: você não precisa ser cliente do banco para solicitar. 

    Para antecipar o Saque Aniversário, primeiro certifique-se de que você escolheu essa modalidade no site ou aplicativo da Caixa. Em seguida, cheque se o seu FGTS tem fundos suficientes para cobrir a sua necessidade. Por fim, entre em contato conosco e contrate o Saque-Aniversário. 

    Banco Mercantil: facilitando sua vida financeira de forma rápida e segura!

    Redação Mercantil 231 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      +Dinheiro
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042