Blog

    Para quem é aposentado/a, ter um pagamento extra além do valor recebido pelo benefício da aposentadoria vai além do complemento de renda. Dependendo do que o/a aposentado/a fará para complementar sua renda, a atividade também pode ser uma grande aliada da saúde mental e uma forte adversária da depressão e do tédio. Neste artigo, o Banco Mercantil irá abordar diferentes possibilidades de conseguir uma renda extra sendo aposentado/a. Confira a seguir.

    Dicas para aposentados que desejam complementar sua renda

    Para ter uma renda extra que complemente a sua aposentadoria, não necessariamente é preciso de um investimento inicial. Algumas exigem um pouco mais de estudo e esforço, outras são mais simples e dinâmicas. Neste contexto, o ideal é escolher uma opção que você goste e que seja confortável de executar. 

    Outro ponto importante é optar por algo que tenha apelo. Nem sempre aquilo que você gosta de fazer, vai ser útil para todo mundo. Algumas perguntas interessantes para se questionar são: 

    • Onde eu moro existe escassez de algum serviço?
    • Posso fazer minhas próprias entregas?
    • Posso atender na minha própria residência?

    Empreendedorismo durante a aposentadoria

    Empreender é uma das opções que mais tem se destacado nos últimos anos, principalmente entre as pessoas que desejam ter uma renda extra. Normalmente, quando o negócio começa a dar certo, muitos/as trabalhadores/as passam a trabalhar somente com o próprio empreendimento. 

    Começar a empreender é uma nova oportunidade de trabalho para os/as aposentados/as que já não desejam manter os seus atuais empregos. A opção de continuar trabalhando após aposentar é 100% do/a trabalhador/a.

    4 opções de renda extra para aposentados

    Seja criativo/a e não fique preso/a a ideias convencionais. Você pode explorar o seu bairro e descobrir, por exemplo, que o que falta é justamente o tipo de produto ou serviço que você tem para oferecer. Confira abaixo 4 opções de renda extra para aposentados/as que o Banco Mercantil separou:

    1. Venda doces para aumentar sua renda

    Quem possui talentos culinários, normalmente também gosta do processo de preparação de receitas saborosas. A junção das habilidades com o amor pela cozinha pode aumentar a quantidade de dinheiro na sua conta. Essa é uma opção gostosa e simples para completar a sua renda. É possível vendê-los em festas, eventos, pequenas reuniões ou até em quantidades individuais.

    2. Dê aulas online ou presencial como forma de complementar a renda

    Outra maneira de conseguir uma renda extra é rentabilizar algum conhecimento ou habilidade que você já possui. O investimento será baixo, já que se trata de um conhecimento que você já domina. Algumas opções podem ser:

    • Aulas de inglês;
    • Aulas de espanhol;
    • Aulas de algum instrumento (violão, teclado, bateria);
    • Aulas de matemática;
    • Aulas de português;
    • Aulas de reforço infantil.

    Se for fluente em outros idiomas, pode oferecer aulas para pessoas que ainda não dominam a língua. Se é bom em alguma matéria escolar, pode oferecer aulas para crianças com dificuldade de aprendizagem. O que vai impulsionar aqui, é a divulgação dos seus serviços por meio das redes sociais, panfletagem ou o bom e velho boca a boca.

    3. Desapegue de peças de roupas e acessórios que você não utiliza mais

    Os brechós se tornaram muito populares nos últimos anos, principalmente os virtuais (como Enjoei e OLX). Alguns deles não cobram para que os vendedores anunciem em suas plataformas, porém ainda cobram uma comissão em cima do valor das vendas. Outra opção pode ser montar seu brechó na sua própria casa, ou quintal, de maneira que as pessoas que passam na frente possam ver as peças expostas.

    Como na maioria das modalidades, a divulgação online também é crucial para essa forma de renda extra. Ou seja, anunciar nas redes sociais é uma ótima opção para impulsionar as suas vendas.

    4. Trabalhe como motorista particular de aplicativos

    Diversas plataformas, como Uber e 99, oferecem esse serviço para se afiliar. É uma ótima opção para quem possui CNH e gosta de dirigir. Além de ser uma forma rápida e fácil de ter uma renda extra, também é um grande aliado na interação social do/a aposentado/a. 

    Como encontrar oportunidades de trabalho sendo aposentado

    De acordo com uma última pesquisa sobre aposentadoria que saiu no G1, cerca de 21% dos/as aposentados/as continuam no mercado de trabalho após o recebimento do benefício. Alguns por interesses financeiros, outros pela necessidade de se sentirem úteis na sociedade.

    Caso se aposente enquanto está trabalhando, o/a trabalhador/a pode continuar exercendo sua função. Vale lembrar que aposentados/as, exceto aposentados/as por invalidez, podem trabalhar por conta própria ou serem contratados/as por outras empresas normalmente. 

    Continuar trabalhando na mesma empresa depois de ter o benefício da aposentadoria concedido também é uma maneira de complementar ou manter a sua renda. Podem trabalhar os/as aposentados/as por esses tipos de aposentadoria:

    • Aposentadoria por idade;
    • Aposentadoria por tempo de contribuição;
    • Aposentadoria da pessoa com deficiência;
    • Aposentadoria Híbrida;
    • Aposentadoria Rural.

    Além disso, trabalhadores/a aposentados/as devem ter os mesmos direitos que trabalhadores/as comuns. Esses direitos constam na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias e décimo terceiro salário. 

    Entretanto, eles/as não terão direito a nenhum outro benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se houver a necessidade de afastamento de mais de 15 dias com laudo médico, por exemplo, o contrato de trabalho será suspenso, pois não é possível receber aposentadoria e auxílio-doença ao mesmo tempo.

    Aposentado pode ser MEI (Microempreendedor Individual)?

    Aposentados/as podem ser MEI (Microempreendedor Individual) normalmente, desde que siga as mesmas regras válidas para trabalhadores/as com carteira assinada. Outras empresas também podem contratar os serviços de um/a MEI que já esteja aposentado/a.

    Nestes casos, o/a aposentado/a continua recebendo o seu benefício e também o valor pago pela empresa que o contratou, sendo uma forma de renda extra.

    Precauções a serem tomadas para não afetar os benefícios do INSS

    Como falamos acima, a legislação permite que aposentados por tempo de serviço ou idade trabalhem. Sendo assim, assinar a carteira de trabalho não interfere nos benefícios recebidos pelo INSS. 

    Entretanto, em caso de aposentadoria por invalidez, não é permitido atuar com carteira assinada ou até mesmo de forma autônoma. Pois, nessa modalidade de aposentadoria, o/a beneficiário/a passa a ser considerado/a inapto/a para a realização de atividade laboral. Sendo assim, trabalhar recebendo aposentadoria por invalidez pode resultar na perda do benefício. 

    O Banco Mercantil espera ter sanado todas as dúvidas sobre o assunto. Para estar sempre por dentro e receber mais auxílio, conecte-se conosco nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook, inscreva-se em nosso canal no YouTube e nos siga no Instagram e no LinkedIn e fique por dentro de informações relevantes sobre serviços financeiros. Não perca essa oportunidade de estar sempre atualizado e interagir conosco. Te esperamos lá!

    Redação Mercantil

    250 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      FGTS

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042