A parceria entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios está facilitando a vida de quem precisa enviar o Atestmed para solicitação de auxílio-doença. Agora, é possível entregar esse documento nas agências mais próximas da sua residência.
Neste artigo, você vai entender como funciona a entrega e quais são os passos para enviar seu Atestmed pelos Correios. Acompanhe o passo a passo abaixo.
Para a entrega do Atestmed, você deve levar:
Estes documentos irão acompanhar o formulário Atestmed e ajudarão o INSS a avaliar seu pedido de auxílio-doença de forma mais completa.
Nem todas as agências dos Correios recebem o Atestmed. Encontre todas as unidades participantes da parceria com o INSS.
Na agência dos Correios habilitada, entregue o formulário e os documentos ao atendente, informando que se trata do envio do Atestmed para o auxílio-doença.
O atendente irá providenciar o envio dos documentos para o INSS, sem necessidade de pagamento de taxas adicionais para esse serviço.
Após a entrega do Atestmed, a agência fornecerá um comprovante com o número de protocolo da solicitação. Guarde-o com cuidado, pois ele será a prova de que os documentos foram entregues ao INSS.
O serviço de cadastro do benefício por incapacidade temporária – Atestmed, também poderá ser iniciado pela Central do INSS (135) e finalizado nos Correios.
Neste caso, após a solicitação do cadastro pela Central do INSS, o beneficiário terá um prazo de cinco dias para apresentar a documentação obrigatória nas agências dos Correios, e finalizar o atendimento.
Entenda também: como receber o auxílio-doença após aprovado?
Não. A entrega do Atestmed em uma agência dos Correios habilitada é gratuita para quem solicitou o auxílio-doença.
Não. Apenas algumas agências dos Correios participam dessa parceria. Verifique os locais habilitados neste link.
O INSS analisará os documentos e entrará em contato com o segurado para informar sobre o andamento do pedido de auxílio-doença. Acompanhe o status pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. É necessário ter o número de protocolo.
Esperamos que esse passo a passo tenha ajudado você a entender melhor o processo. Para mais informações sobre benefícios e previdência, continue a acompanhar o Blog do Banco Mercantil.
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