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    No conteúdo de hoje, vamos explicar sobre como fazer a assinatura digital pelo sistema do Gov.br. Saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode facilitar o seu dia a dia.

    Boa leitura!

    Passo a passo completo

    1. Faça login na sua conta GOV.BR através do portal ou aplicativo;
    2. Vá até a seção de serviços e procure por “Assinatura eletrônica” ou “Assinatura digital;

      print do gov.br de como fazer assinatura digital
    3. Selecione a opção para iniciar uma nova assinatura.

    Como usar a assinatura digital em documentos?

    Após acessar a sua conta, é só seguir os passos: 

    1. Clique no menu principal e selecione “Assinar documentos”;



    2. Faça o upload do documento que deseja assinar; 


    3. Confira se o documento carregado está correto e clique em “Avançar”;


    4. Escolha onde no documento você deseja incluir a assinatura. Revise o arquivo e clique em “Avançar”;


    5. Insira o código de autenticação enviado para você e clique em “Autorizar”;


    6. Pronto! Você pode clicar no PDF para baixar o documento assinado digitalmente.

    Como validar um documento assinado digitalmente?

    É simples! Você consegue verificar a autenticidade da assinatura através do portal GOV.BR, inserindo o código de verificação do documento.

    Conheça também o SouGov para servidores públicos federais!

    Quais as vantagens de usar a funcionalidade?

    Praticidade e acessibilidade

    Uma das principais vantagens da assinatura digital é a praticidade. Não é mais necessário se deslocar para assinar documentos ou ir a cartórios para reconhecimento de firma. Todo o processo pode ser feito pelo computador ou celular.

    Segurança e confiabilidade

    Os documentos assinados digitalmente têm mais segurança. Isso, porque: 

    • cada assinatura é única e vinculada ao CPF do signatário;
    • qualquer alteração no documento após a assinatura é detectável;
    • o signatário não pode negar a autoria da assinatura;
    • informações pessoais são protegidas por protocolos de segurança robustos.

    Validade jurídica

    • A assinatura digital Gov.br possui o mesmo valor legal de uma assinatura física, reconhecida em todo o território nacional. Em muitos casos, é aceita em transações internacionais.

    Eficiência administrativa

    Para órgãos públicos e empresas, a adoção da assinatura digital resulta em:

    • tramitação mais rápida de documentos e contratos;
    • menos gastos com impressão, armazenamento e transporte de documentos;
    • funcionários podem focar em atividades mais estratégicas;
    • documentos digitais ocupam menos espaço e são mais fáceis de organizar e recuperar.

    Transparência e rastreabilidade

    Cada assinatura digital é registrada com data, hora e identificação do signatário. Isso facilita auditorias e traz transparência para as transações.

    Integração com outros serviços digitais

    A assinatura digital Gov.br se integra perfeitamente com outros serviços digitais do governo, facilitando o acesso para os usuários.

    Gostou de saber dessa possibilidade? Leia também: como emitir nota fiscal gratuita para MEI!

    Redação Mercantil 293 artigos publicados

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