O eSocial Doméstico é uma ferramenta que facilita a formalização do vínculo empregatício dos trabalhadores domésticos. Com esse sistema, é muito mais simples gerir as obrigações trabalhistas e previdenciárias
Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o eSocial, como utilizá-lo e muito mais. Boa leitura!
O funcionamento do eSocial é intuitivo, mas exige atenção aos detalhes. O primeiro passo é o cadastro do empregador e dos empregados no sistema.
Para iniciar, o empregador deve criar uma conta no eSocial. Basta fazer o login com sua conta Gov.br que o próprio site já inicia o cadastro.
Após o cadastro do empregador, é hora de registrar o empregado doméstico. Para isso, é necessário:
Qual o prazo para registrar o trabalhador doméstico no eSocial?
O cadastro deve ocorrer até o dia imediatamente anterior à admissão.
É necessário ter certificado digital?
Sim. O certificado digital deve ser cadastrado no Gov.br.
O principal objetivo do eSocial é simplificar a prestação de informações por parte dos empregadores. Através desse sistema, é possível:
O cálculo da folha de pagamento é um dos aspectos mais importantes da gestão de um trabalhador doméstico.
O sistema realiza automaticamente os cálculos necessários, considerando:
Usar o eSocial traz diversas vantagens, como:
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Quem cadastrou o empregado tem acesso às informações por meio da Qualificação cadastral do esocial.
Você pode ter dificuldades por problemas técnicos do portal ou pelas informações estarem incorretas.
Gostou de saber mais sobre o eSocial? Leia também: como entrar com recurso quando o benefício do INSS é suspenso ou negado?
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