O e-CAC foi criado em 2015, um momento de transformação digital do setor público. Sua criação não apenas facilitou o acesso dos contribuintes aos serviços da Receita Federal, mas também otimizou os processos internos do órgão.
Para continuar melhorando a tecnologia da plataforma, foi criado um novo portal ainda mais eficiente e seguro.
No conteúdo de hoje, vamos explicar o fim do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e o novo Portal de Serviços. Boa leitura!
O Portal de Serviços Digitais da Receita Federal começou a funcionar em março de 2024, substituindo e desativando o e-CAC.
Você pode acessar o novo portal no link https://servicos.receitafederal.gov.br/home.
Com o novo portal, os usuários têm muito mais segurança e agilidade para usar os serviços disponíveis. Algumas das mudanças foram:
O que mudou? | e-CAC | Novo portal de serviços |
Interface e usabilidade | Design não responsivo | Interface responsiva (se adapta a diferentes tipos de tela) |
Serviços | Alguns serviços ainda eram presenciais | Serviços totalmente digitais |
Segurança e autenticação | Certificado digital para acesso a serviços mais sensíveis, sendo que alguns exigiam também a senha específica do e-CAC. | Integração com o sistema gov.br para autenticação unificada, e autenticação de dois fatores para maior segurança. |
Integração com outros sistemas | Integração limitada com outros sistemas governamentais. Além disso, necessidade de inserir as mesmas informações em diferentes plataformas. | Integração com outros sistemas do governo, como o gov.br, e mais eficiência no envio de dados entre diferentes órgãos. |
Desempenho e estabilidade | Frequentes relatos de lentidão, especialmente em períodos de alta demanda, com quedas e instabilidades ocasionais do sistema. | Arquitetura mais robusta, projetada para suportar maior volume de acessos e reduzir instabilidades. |
Acessibilidade | Recursos de acessibilidade limitados. | Recursos avançados de acessibilidade, seguindo diretrizes internacionais. |
Suporte e ajuda | Sistema de ajuda baseado em FAQs e manuais, com suporte limitado a canais tradicionais, como telefone e e-mail. | Chatbot para assistência imediata, com expansão dos canais de suporte. |
No Portal de Serviços Digitais da Receita Federal, você encontra serviços voltados para os cidadãos, negócios, MEIs e mais!
Entre as principais funcionalidades do e-CAC, destacavam-se:
Esses serviços estão disponíveis no novo Portal de Serviços!
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