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    O e-CAC foi criado em 2015, um momento de transformação digital do setor público. Sua criação não apenas facilitou o acesso dos contribuintes aos serviços da Receita Federal, mas também otimizou os processos internos do órgão. 

    Para continuar melhorando a tecnologia da plataforma, foi criado um novo portal ainda mais eficiente e seguro. 

    No conteúdo de hoje, vamos explicar o fim do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e o novo Portal de Serviços. Boa leitura! 

    Quando o e-CAC foi desativado?

    O Portal de Serviços Digitais da Receita Federal começou a funcionar em março de 2024, substituindo e desativando o e-CAC. 

    Você pode acessar o novo portal no link https://servicos.receitafederal.gov.br/home.

    O que mudou com o novo portal?

    Com o novo portal, os usuários têm muito mais segurança e agilidade para usar os serviços disponíveis. Algumas das mudanças foram: 

    O que mudou?e-CACNovo portal de serviços
    Interface e usabilidadeDesign não responsivoInterface responsiva (se adapta a diferentes tipos de tela)
    ServiçosAlguns serviços ainda eram presenciaisServiços totalmente digitais
    Segurança e autenticaçãoCertificado digital para acesso a serviços mais sensíveis, sendo que alguns exigiam também a senha específica do e-CAC.Integração com o sistema gov.br para autenticação unificada, e autenticação de dois fatores para maior segurança.
    Integração com outros sistemasIntegração limitada com outros sistemas governamentais. Além disso, necessidade de inserir as mesmas informações em diferentes plataformas.Integração com outros sistemas do governo, como o gov.br, e mais eficiência no envio de dados entre diferentes órgãos.
    Desempenho e estabilidadeFrequentes relatos de lentidão, especialmente em períodos de alta demanda, com quedas e instabilidades ocasionais do sistema.Arquitetura mais robusta, projetada para suportar maior volume de acessos e reduzir instabilidades.
    AcessibilidadeRecursos de acessibilidade limitados.Recursos avançados de acessibilidade, seguindo diretrizes internacionais.
    Suporte e ajudaSistema de ajuda baseado em FAQs e manuais, com suporte limitado a canais tradicionais, como telefone e e-mail.Chatbot para assistência imediata, com expansão dos canais de suporte.

    Quais serviços estão disponíveis?

    No Portal de Serviços Digitais da Receita Federal, você encontra serviços voltados para os cidadãos, negócios, MEIs e mais! 

    O que tinha no e-CAC?

    Entre as principais funcionalidades do e-CAC, destacavam-se:

    • Consulta à situação fiscal e emissão de certidões de regularidade.
    • Acesso a declarações de Imposto de Renda e retificações.
    • Acompanhamento de processos administrativos.
    • Parcelamento de débitos tributários.
    • Emissão de guias de pagamento (DARF, GPS).
    • Alterações cadastrais para pessoas físicas e jurídicas.
    • Consulta a pendências e notificações.

    Esses serviços estão disponíveis no novo Portal de Serviços

    Gostou do conteúdo? Leia também: como emitir a certidão para PIS, Pasep ou FGTS online?

    Redação Mercantil 293 artigos publicados

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