Você já se aposentou, mas pensa em abrir um negócio para ter uma renda extra durante a aposentadoria ou continuar trabalhando como PJ?
A boa notícia é que sim, quem é aposentado pode abrir MEI! Mas há alguns pontos que você precisa entender antes de tomar essa decisão. Continue a leitura para saber mais.
O MEI é uma maneira simples de legalizar o seu negócio. Com ele, você pode ter um CNPJ registrado no seu nome, emitir notas fiscais, pagar impostos de forma facilitada e contribuir para a Previdência Social.
Ser um Microempreendedor Individual é uma boa opção para quem tem um pequeno negócio ou quer começar a trabalhar por conta própria.
Se você é aposentado por idade ou por tempo de contribuição, não há problemas em abrir o MEI, mas se você recebe aposentadoria por invalidez, abrir um MEI pode fazer com que sua aposentadoria seja suspensa.
Para aposentados por tempo de contribuição ou por idade, o que vai mudar é que, ao pagar a contribuição mensal como MEI, o valor da aposentadoria não aumenta.
Ou seja, o valor que você recebe de aposentadoria não vai subir só porque você também está contribuindo como MEI.
Nesse caso o cuidado deve ser maior. Aposentados por invalidez que abrem MEI correm o risco de perder o benefício. Isso porque, para o INSS, abrir MEI é um sinal de que você voltou a trabalhar e não necessita mais do benefício.
Mesmo após a aposentadoria, muitas pessoas desejam continuar trabalhando, seja por necessidade financeira ou para se manter ativo. O MEI permite a formalização do seu negócio com menos burocracia.
Ao se registrar como MEI, você tem acesso a diversos benefícios previdenciários como salário-maternidade, auxílio-doença, e até pensão por morte para os dependentes. No entanto, o aposentado não terá aumento no valor da aposentadoria.
A contribuição mensal para o INSS como MEI é relativamente baixa. Em 2024, o valor para a previdência é 5% do salário mínimo vigente, mais Imposto Sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidem sobre determinadas atividades.
Assim, o custo é acessível, permitindo que o empreendedor aposentado mantenha-se regular com suas obrigações fiscais.
Agora que você já sabe que pode continuar recebendo seu benefício e ter um CNPJ para formalizar seu negócio, é hora de analisar se é o momento certo de empreender. Avalie bem sua situação financeira antes de abrir o MEI e, se necessário, procure ajuda de um contador ou advogado.Leia também: o que é previdência complementar do servidor público?
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042