Blog

    O décimo terceiro do INSS é um benefício pago em duas parcelas, mas que também pode ser antecipado. Essa renda extra oferece uma oportunidade para quitar dívidas ou realizar investimentos, por exemplo.

    No artigo de hoje, você encontra dicas para aproveitar o seu décimo terceiro da melhor maneira possível. Leia mais!

    1. Invista com segurança

    Ao receber o 13º do INSS, é crucial considerar investimentos que combinam segurança e liquidez. Uma boa ideia é procurar por aplicações de baixo risco, entre as melhores opções estão:

    • Tesouro Selic: garante liquidez diária e segurança, sendo uma escolha sólida para quem precisa de acesso rápido ao dinheiro.
    • CDB com liquidez diária: oferece segurança adicional pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ideal para investidores cautelosos.
    • Fundos de renda fixa (DI): proporcionam uma gestão profissional dos recursos, ajustando-se às variações do mercado e mantendo a liquidez.

    Esses investimentos permitem retiradas rápidas e seguras. Dessa forma, são ideais para quem busca acessibilidade ao capital sem comprometer os rendimentos.

    Além de escolher o tipo de investimento, é importante fazer um planejamento detalhado do uso do 13º salário. Procure diversificar sua carteira e realizar aplicações condizentes com o seu perfil de investidor.

    Você sabia? É possível fazer investimentos usando o aplicativo do Banco Mercantil!

    2. Coloque as finanças em dia

    Utilizar o 13º salário do INSS de forma estratégica pode ser um grande passo para colocar as finanças pessoais em dia. Por isso, tente priorizar o pagamento de dívidas, especialmente aquelas com taxas de juros elevadas, como cartões de crédito e cheque especial. 

    3. Planeje suas despesas anuais

    É importante planejar despesas anuais e imprevistas. Custos como IPVA, seguro saúde ou material escolar podem ser cobertos com a renda extra do décimo terceiro, evitando surpresas no orçamento ao longo do ano. 

    Dica: faça suas transações do décimo terceiro usando o Pix. É seguro e muito fácil!

    4. Invista em uma reserva de emergência

    Após a liquidação de dívidas, ou caso não existam, o 13º salário do INSS é uma boa oportunidade para a criação de uma reserva de emergência. Para isso, é importante:

    • Iniciar com o cálculo de suas despesas mensais essenciais;
    • Definir qual será a meta: o valor precisa cobrir de três a seis meses dos gastos essenciais

    Caso você já tenha a sua reserva, é recomendável a alocação deste recurso extra para aumentar o fundo destinado a imprevistos.

    Sua reserva financeira pode ser mantida em uma conta de alta liquidez, onde o dinheiro seja facilmente acessado. Investimentos como poupança ou fundos de renda fixa são boas opções. 

    Confira nosso Guia de Investimentos para Iniciantes e saiba como aplicar seu dinheiro!

    5. Planeje para o longo prazo

    Se suas dívidas estão controladas e você já possui uma reserva de emergência robusta, é o momento de considerar o investimento do seu 13º salário. Além dos objetivos do presente, foque também no médio e longo prazo.

    Lembre-se: a escolha dos investimentos deve estar alinhada ao seu perfil de risco e aos seus objetivos financeiros. 

    Vem ler o resumo

    O planejamento financeiro inteligente não termina com a aplicação de um 13⁠º salário do INSS, é um processo contínuo de avaliação das necessidades pessoais e adaptação às mudanças. 

    Baixe o aplicativo do Banco Mercantil e aproveite seu décimo terceiro do INSS!

    Perguntas frequentes sobre uso do 13º do INSS

    Quanto devo guardar do meu décimo terceiro?

    O quanto cada pessoa deve guarda do 13º do INSS é variável. Para definir um valor, estude o orçamento atual e seus objetivos financeiros. Uma dica é usar o método 50-20-30 para definir os percentuais ideais, mas sempre lembrando de levar em consideração seu momento atual.

    Como é feito o pagamento do 13º salário pelo INSS?

    O 13º salário pago pelo INSS é distribuído em duas parcelas. A primeira corresponde a 50% do valor total do benefício e é paga sem descontos, juntamente com a renda do mês do beneficiário. A segunda parcela do 13º é depositada no mês seguinte e inclui os descontos aplicáveis.

    Redação Mercantil 77 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      Consignado Produtos
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042