Blog

    A revisão da aposentadoria é um tema de grande importância para quem depende do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) . De acordo com o STF, os salários de toda a vida contributiva podem ser usados para calcular o benefício mensal.

    Antes, o cálculo levava em consideração apenas os salários recebidos após julho de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real. Essa mudança permite aumentar a aposentadoria, mas é preciso analisar as condições e fazer os cálculos corretos antes de pedir a revisão.

    Neste guia, vamos explicar a revisão da aposentadoria. Vamos falar sobre o que é, quem tem direito, quando solicitar, como fazer o pedido e mais. Acompanhe!

    O que é a revisão da aposentadoria do INSS?

    A revisão da aposentadoria permite que as pessoas recalculem o valor do benefício do INSS. Ao considerar toda a sua vida contributiva, incluindo os salários antes de julho de 1994, é possível pedir a revisão. Antes dessa decisão, o cálculo considerava apenas os salários a partir desta data.

    Essa mudança ocorreu porque o STF decidiu que quem já se aposentou pode considerar os salários anteriores a 1994 no cálculo do benefício. Portanto, a intenção é corrigir distorções e garantir que o valor da aposentadoria seja justo e condizente com as contribuições feitas ao longo da vida profissional.

    É importante ressaltar que a revisão da aposentadoria pode resultar em um aumento ou diminuição do valor do benefício, dependendo das contribuições realizadas antes de 1994. Por isso, é fundamental fazer os cálculos corretamente e analisar se a revisão é vantajosa no seu caso específico.

    Leia mais: Como calcular a aposentadoria?

    Quem tem direito à revisão da aposentadoria?

    Poderá pedir a revisão quem se aposentou por idade mínima, tempo de contribuição, aposentadoria especial, auxílio por incapacidade permanente e pensão por morte. No entanto, existem algumas regras para ter direito à revisão. Ou seja, podem solicitar a revisão quem:

    • Aposentou entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 e que tenha contribuído para a previdência antes de julho de 1994.
    • Recebeu o primeiro auxílio, aposentadoria ou pensão há menos de dez anos.
    • Verificou que recebia salários maiores antes de julho de 1994 e fizeram o cálculo para ver se a revisão seria benéfica.

    Quando vale a pena solicitar a revisão da aposentadoria?

    É importante analisar cuidadosamente a sua situação antes de solicitar a revisão da aposentadoria. Nem sempre essa revisão é vantajosa para todas as pessoas. Como mencionado anteriormente, a revisão pode resultar em um aumento ou diminuição do valor do benefício.

    Para decidir se é vantajoso solicitar a revisão, some todos os salários que você recebeu ao longo do tempo. Em seguida, converta a moeda para o Real. Você precisa comparar os resultados obtidos com o cálculo tradicional, que considera apenas os salários a partir de julho de 1994, e o cálculo com a inclusão dos salários anteriores a essa data. Se o valor for maior considerando o salário de toda a vida, a revisão pode ser uma boa ideia.

    Cada caso é diferente, então é bom pedir conselho a um especialista em previdência antes de decidir qualquer coisa.

    Como solicitar a revisão da aposentadoria?

    Por enquanto, o caminho para solicitar a revisão da aposentadoria é entrar com uma ação individual na Justiça, por meio de um advogado. No entanto, é importante ressaltar que essa rotina pode ser alterada a qualquer momento pelo INSS, para que o pedido seja feito diretamente sem a necessidade da ação judicial.

    Antes de ingressar com o pedido de revisão, é necessário reunir alguns documentos, como RG, CPF, comprovante de residência, informes das contribuições, carteira de trabalho, carnês do INSS e carta de concessão, que comprova o seu direito ao benefício. É importante verificar se há a possibilidade de acesso a esse serviço por meio do portal Meu INSS, onde é possível fazer o pedido online.

    Saiba mais: Guia completo sobre documentos necessários para dar entrada em cada tipo de aposentadoria

    Cuidados ao solicitar a revisão da aposentadoria

    Você deve prestar atenção ao solicitar a revisão da aposentadoria. Como mencionado, a revisão pode resultar em um aumento ou diminuição do valor do benefício. Por isso, é importante fazer os cálculos corretamente e analisar se a revisão é benéfica para você.

    Além disso, é recomendado buscar a orientação de uma pessoa especialista em previdência antes de tomar qualquer decisão. Esse profissional poderá avaliar o seu caso específico e fornecer orientações adequadas às suas necessidades.

    A reforma da previdência mudou algo sobre as revisões?

    Com a aprovação da reforma da previdência em 2019, algumas mudanças foram implementadas em relação às revisões da aposentadoria. No entanto, a reforma não afetou a revisão da vida toda.

    As regras da previdência podem mudar, então é importante se manter atualizado e buscar informações com os órgãos competentes.

    Vem ver o resumo:

    A revisão da aposentadoria é um direito de todas as pessoas seguradas do INSS que pode resultar em um aumento do valor do benefício. No entanto, é necessário fazer os cálculos corretamente e analisar se a revisão é vantajosa para o seu caso específico.

    Para solicitar a revisão, é necessário entrar com uma ação judicial ou verificar se há a possibilidade de fazer o pedido diretamente pelo portal Meu INSS. É importante reunir todos os documentos necessários e buscar a orientação de um/a especialista em previdência antes de tomar qualquer decisão.

    Lembre-se de que cada caso é único e é fundamental buscar informações atualizadas e confiáveis para garantir que você esteja tomando a melhor decisão em relação à sua aposentadoria.

    Esperamos ter te ajudado com todos esses dados sobre o assunto e tirado todas as dúvidas. Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e Linkedin para receber informações sobre educação financeira. Te esperamos lá!

    1 Quando é possível pedir revisão de aposentadoria?

    A revisão da aposentadoria pode ser pedida a qualquer momento. Tendo em vista que cada caso é único, é necessário que haja uma análise mais aprofundada. Porém, é preciso que essa solicitação seja no máximo 10 anos após a concessão da aposentadoria.

    2 Como saber se tem direito à revisão de benefício?

    Todos os aposentados podem pedir a revisão. É preciso que tenha se aposentado por idade mínima, tempo de contribuição, aposentadoria especial, auxílio por incapacidade permanente e pensão por morte.

    3 Quando pode pedir revisão de aposentadoria?

    A revisão da aposentadoria pode ser pedida em até 10 anos depois de se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

    4 Qual o tempo que leva um pedido de revisão de aposentadoria?

    O pedido de revisão de aposentadoria tem duração média é de 18 meses. Porém, o processo pode chegar a 60 meses.

    Redação Mercantil 230 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      Vida 50+
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria
        Aposentadoria

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042