Blog

    A declaração de Imposto de Renda pré-preenchida é uma opção oferecida pela Receita Federal do Brasil, que permite aos contribuintes utilizar informações já disponíveis no banco de dados da Receita para agilizar o preenchimento da declaração. Para entender melhor como fazer, quais as vantagens, quais cuidados tomar e o passo a passo detalhado, leia nosso artigo completo.

    COMO FUNCIONA A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PRÉ-PREENCHIDA?

    A declaração pré-preenchida é uma excelente alternativa para facilitar sua vida durante o período de entrega do Imposto de Renda. Com ela, você terá acesso a um formulário que já contém os dados disponibilizados pela Receita, e a partir de 2023, terá disponível as informações da sua declaração do ano anterior, enviados à Receita por outras empresas e entidades. 

    QUAIS DADOS ESTARÃO DISPONÍVEIS NA DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA?

    A importação do histórico de maneira automática depende das referências disponíveis no banco de dados da Receita Federal. Essas informações são fornecidas por diversas fontes, como empresas, instituições financeiras e empregadores, que enviam os dados à Receita. A seguir, apresentamos alguns dos principais itens que podem constar na declaração pré-preenchida:

    1. Rendimentos: São incluídos os rendimentos provenientes de salários, aposentadorias, aluguéis, investimentos financeiros, entre outros;
    2. Deduções: Podem ser pré-preenchidas as despesas dedutíveis, como gastos com saúde, educação, previdência privada, pensão alimentícia, entre outros;
    3. Pagamentos de impostos: Caso você tenha realizado pagamentos antecipados de impostos, como o imposto retido na fonte, por exemplo, esses valores podem estar pré-preenchidos na declaração;
    4. Bens e direitos: Informações sobre imóveis, veículos, investimentos e outros bens que você possua também podem constar na declaração pré-preenchida.

    É importante ressaltar que a declaração pré-preenchida não é capaz de incluir todos os elementos necessários ou podem estar desatualizados. Portanto, é fundamental revisar cuidadosamente todo o conteúdo fornecido, pois a responsabilidade pela veracidade e precisão das informações ainda é sua. 

    Leia também: O guia de declaração de imposto de renda em 2023

    DIVERGÊNCIA DE INFORMAÇÕES NA DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA: O QUE FAZER?

    Caso identifique alguma divergência ou informação faltante, fique tranquilo(a)! É possível realizar as devidas correções e inclusões manualmente. É importante que você confira todos os campos e, se necessário, insira informações adicionais que não foram pré-preenchidas.

    É fundamental lembrar de indicar sobre outras fontes de renda, bens, investimentos, e despesas médicas, caso se apliquem ao seu caso. Esses dados exigem atenção especial, uma vez que podem não estar disponíveis no pré-preenchimento automático. 

    Entenda: 6 investimentos seguros e ISENTOS de Imposto de Renda

    COMO TER ACESSO A ESSA FUNCIONALIDADE?

    A declaração pré-preenchida pode ser acessada através do programa do IRPF (Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física) ou diretamente no site da Receita Federal, tanto pelo computador quanto pelo seu celular ou tablet. 

    Dica Banco Mercantil: para acessar essa funcionalidade é necessário ter uma conta gov.br “prata” ou “ouro”, pois essas contas exigem um certo nível de segurança na validação de dados do(a) contribuinte.

    Você sabia? Quem utiliza essa ferramenta tem prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda

    PASSO-A-PASSO: COMO USAR A DECLARAÇÃO PRÉ-PREENCHIDA?

    Agora que você já sabe quem deve declarar Imposto de Renda e o que é declaração de Imposto de Renda pré-preenchida, nós vamos te ajudar com todos os detalhes sobre como conseguir utilizar essa funcionalidade e facilitar o processo de preenchimento:

    1. Acesse o portal e-CAC da Receita Federal;
    2. Faça o login no portal utilizando o seu certificado digital ou acesse com seu CPF e senha;
    3. Localize a opção “Declaração Pré-Preenchida” no menu principal e selecione-a;
    4. Serão exibidas as informações pré-preenchidas disponíveis para o seu CPF. Revise atentamente cada item, como rendimentos, deduções e pagamentos de impostos, verificando sua precisão;
    5. Caso identifique algum dado incorreto ou faltando, clique no campo correspondente para realizar as correções ou inclusões;
    6. Certifique-se de inserir informações adicionais que não foram pré-preenchidas corretamente;
    7. Revise cuidadosamente todas as seções da declaração para garantir que estejam completas e corretas;
    8. Após finalizar a revisão e fazer todas as correções necessárias, clique no botão de confirmação para validar a declaração;
    9. Ao concluir a confirmação, você pode transmitir sua declaração pré-preenchida para a Receita Federal. Siga as instruções específicas do portal para enviar o documento;
    10. Guarde uma cópia da declaração para seus registros e, se necessário, tenha em mãos os documentos e comprovantes que respaldam as informações declaradas.

    COMO O BANCO MERCANTIL AUXILIA COM O PRÉ-PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO?

    No Banco Mercantil, estamos comprometidos em tornar o processo de declaração do Imposto de Renda mais prático e seguro para você. Estamos aqui para te ajudar a navegar com segurança pelos aspectos fiscais e garantir que sua declaração seja feita de forma precisa e tranquila, entenda como:

    1. Coleta de informações: Nós podemos coletar para nossos(as) clientes, todas as informações financeiras importantes, incluindo rendimentos, despesas dedutíveis, investimentos e outras informações relevantes para a declaração de Imposto de Renda. Essa coleta de dados é realizada por meio de formulários online ou sistemas integrados que garantem a segurança e a precisão dos dados obtidos.
    2. Orientação e suporte: Estamos sempre disponíveis para orientar e dar suporte aos nossos(as) clientes durante o processo de declaração de Imposto de Renda. Caso necessite de qualquer auxílio em relação aos assunto nós estamos aqui pra você! Fale conosco pelo Whatsapp ou através de um dos nossos canais de atendimento.

    Fique atento! Lembre-se de cumprir o prazo estabelecido pela Receita Federal para a entrega da declaração de Imposto de Renda e manter-se em conformidade com suas obrigações fiscais. Com essas orientações, você poderá realizar sua declaração de Imposto de Renda pré-preenchida de forma confiante e segura.

    Redação Mercantil

    250 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      FGTS

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042