A declaração de Imposto de Renda pré-preenchida é uma opção oferecida pela Receita Federal do Brasil, que permite aos contribuintes utilizar informações já disponíveis no banco de dados da Receita para agilizar o preenchimento da declaração.
Para entender melhor como fazer, quais as vantagens, quais cuidados tomar e o passo a passo detalhado, leia nosso artigo completo.
A declaração pré-preenchida é uma excelente alternativa para facilitar sua vida durante o período de entrega do Imposto de Renda.
Com ela, você terá acesso a um formulário que já contém os dados disponibilizados pela Receita, além das informações da sua declaração do ano anterior, enviados à Receita Federal por outras empresas e entidades.
Os principais itens que podem constar na declaração pré-preenchida são:
A importação do histórico de maneira automática depende das referências disponíveis no banco de dados da Receita Federal. Essas informações são fornecidas por diversas fontes, como empresas, instituições financeiras e empregadores.
Porém, a declaração pré-preenchida não é capaz de incluir todos os elementos necessários e eles podem ficar desatualizados. Portanto, é fundamental revisar cuidadosamente todo o conteúdo fornecido, pois a responsabilidade pela veracidade e precisão das informações ainda é sua.
Descubra quais são os documentos para Imposto de Renda de aposentados e pensionistas!
Para utilizar essa funcionalidade e facilitar o processo de preenchimento, siga os passos abaixo:
A declaração pré-preenchida também pode ser acessada por meio do Programa do IRPF (Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física).
Dica do Banco Mercantil: é necessário ter uma conta gov.br “prata” ou “ouro”, pois essas contas exigem um certo nível de segurança na validação de dados do(a) contribuinte. Quem utiliza essa ferramenta tem prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda.
Caso identifique alguma divergência ou informação faltante, fique tranquilo! É possível fazer as correções e inclusões manualmente. Confira todos os campos e, se necessário, insira as informações adicionais que não foram pré-preenchidas.
Lembre-se de indicar sobre outras fontes de renda, bens, investimentos, e despesas médicas, caso se apliquem ao seu caso. Esses dados exigem atenção especial, uma vez que podem não estar disponíveis no pré-preenchimento automático.
Entenda: Como fazer a declaração do Imposto de Renda?
No Banco Mercantil, estamos comprometidos em tornar o processo de declaração do Imposto de Renda mais prático e seguro para você. Estamos aqui para te ajudar a navegar com segurança pelos aspectos fiscais e garantir tranquilidade no processo.
Para isso, nós te auxiliamos com:
Fique atento ao prazo estabelecido pela Receita Federal e mantenha-se consoante às suas obrigações fiscais. Perdeu a data de entrega? Confira como declarar o Imposto de Renda atrasado!
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042